Símbolo corporativo

Símbolo corporativo

TORAY

O logotipo corporativo atualmente usado para a Toray Industries, Inc., conhecido como o símbolo Toray, foi inicialmente concebido em 1986 para celebrar o 60° aniversário de sua fundação. Esse símbolo representa a Toray como uma corporação, os funcionários da Toray, as instalações e ativos da Toray, os produtos e a mensagem da Toray. As aspas simples simbolizam a atitude entusiasmada da Toray em relação ao diálogo. Nós valorizamos intensamente a comunicação entre os funcionários da Toray e com aqueles fora da empresa, e desejamos representar uma liderança na sociedade. O logotipo tem simbolizado a Toray por mais de 20 anos, desde que foi adotado pela primeira vez até hoje. Chamado Toray azul, o símbolo é uma tonalidade azul profunda e elegante que significa um refinamento intelectual e precisão, bem como um refinado senso de moda. Essa tonalidade também é conhecida como “azul inteligente”.

Transformação do símbolo corporativo

O símbolo corporativo da Toray foi mudado três vezes. Sua evolução é descrita a seguir.

1926-1963

Não há vitória sem união

Não há vitória sem união

A Toyo Rayon Co., Ltd. foi fundada em 1926 como produtora de raiom de viscose. O design do logotipo corporativo usado na época, três anéis entrelaçados colocados dentro de um círculo duplo, simbolizava as oportunidades dadas pelo céu, as vantagens da terra e a harmonia entre os seres humanos. Também representava a formação das quatro letras de TOYO. Enfrentando a Grande Depressão e as crises do mercado de fibras e têxteis logo após sua fundação, além da confusão pós-Segunda Guerra, a Toyo Rayon superou muitas dificuldades. No entanto, quando a economia japonesa se recuperou e passou um período de forte crescimento nas décadas de 50 e 60, a Toray expandiu-se em um grande fabricante de fibras sintéticas.

1963-1969

Logotipo em estilo bobina

Logotipo em estilo bobina

Após a Segunda Guerra Mundial, as versões abreviadas do nome Toyo Rayon Co., Ltd. se tornaram comuns. Depois de considerar Tore and Toray como possíveis grafias em inglês, Toray acabou sendo escolhida como a abreviação oficial. O logotipo corporativo foi redesenhado, e as partes interessadas internas e externas da empresa favoreceram um logotipo desenhado como uma bobina.

1970-1986

Global Toray

Global Toray

Tendo reestruturado a Toyo Rayon Co., Ltd. em 1° de janeiro de 1970, a empresa foi oficialmente renomeada como Toray Industries, Inc. As operações da empresa já haviam, no entanto, superado o nome Toyo Rayon bem antes. Na época, a Toray estava evoluindo de um fabricante geral de fibras sintéticas para uma grande empresa química operando em diversos setores voltados para produtos químicos, incluindo plásticos, produtos químicos finos e farmacêuticos. Para internacionalizar ainda mais nossas operações de negócios, era importante ir além da "Toray do Oriente" para uma Toray global, e assumimos um novo nome e símbolo corporativo para deixar essa intenção clara.

1986-

Comunicando-se com a sociedade em geral para garantir o crescimento mútuo

Comunicando-se com a sociedade em geral para garantir o crescimento mútuo

Em 1986, a Toray comemorou o 60° aniversário de sua fundação. Sessenta anos de produção é uma referência importante, então aproveitamos essa ocasião para apresentar a "Campanha da nova fundação" em toda a empresa para conduzir a renovação da Toray. Após o Acordo de Plaza assinado em setembro de 1985, a taxa de câmbio do iene japonês subiu, e esse foi um período de grandes mudanças, não apenas no setor de fibras e têxteis, mas também na estrutura da indústria japonesa como um todo. A Toray esteve focada em reestruturar suas operações de negócios e fortalecer sua estrutura corporativa, além de se expandir globalmente como um grupo empresarial, reforçando as operações nas unidades de produção no exterior que eram aspiradas desde a década de 1960. A "Campanha da nova fundação" concentrou-se principalmente em mudar a percepção dos funcionários, e um novo símbolo corporativo foi adotado como parte de nossa nova identidade corporativa (CI). O design, criado por Colin Forbes, o fundador da empresa de design dos EUA Pentagram, foi escolhido pela sua originalidade e pela cor "azul inteligente". As aspas são usadas por estarem em frases em inglês para indicar o diálogo e a proeminência. O símbolo foi criado para expressar o compromisso do Grupo Toray de sempre se comunicar com a sociedade em geral e garantir o crescimento mútuo. Ele expressa também a ambição do grupo de ser uma presença de destaque no século XXI.

Para comemorar o 80° aniversário de sua fundação em 2006, a Toray escolheu "Innovation by Chemistry" como o novo slogan corporativo para acompanhar o símbolo corporativo.