Solução dos problemas globais de recursos hídricos com tecnologias que transformam a água do mar em água potável.Os materiais podem mudar nossa vida Vol.1

A Terra é conhecida como o “Planeta Água”. No entanto, 97,5% da água da Terra consistem em água do mar. Os recursos de água doce potável constituem apenas 2,5%. E o volume de água doce ao qual podemos realmente ter acesso é ainda menor: apenas 0,01% da água da Terra.
Nos últimos anos, o crescimento da população, a expansão econômica e as rápidas mudanças climáticas só serviram para fazer da escassez de recursos hídricos um problema ambiental cada vez mais premente.

Nessas circunstâncias, conseguir extrair água potável a partir das abundantes reservas de água do mar na Terra ajudaria as pessoas que habitam as regiões afetadas pela escassez de água. A Toray espera atingir essa meta por meio de tecnologias que produzam água doce por dessalinização da água do mar.

Tecnologia de dessalinização da água do mar

Membrana de osmose reversa, ROMEMBRA™, da Toray

Tradicionalmente, as usinas de dessalinização utilizam evaporação para remover o sal da água do mar, transformando-a em água potável. No entanto, este método consome muita energia, e sua aplicação se limita a determinadas regiões, como em países produtores de petróleo com grande autossuficiência em energia. A Toray desenvolveu a membrana de osmose reversa (RO) “ROMEMBRA™” que separa fisicamente o sal da água do mar, em vez de depender da evaporação. A tecnologia tem sido amplamente utilizada em todo o mundo.

Membranas de osmose reversa

A membrana de osmose reversa consiste em uma “membrana semipermeável” repleta de pequenos orifícios com diâmetros que variam de 0,6 a 0,8 nanômetro (1 nanômetro equivale a 1 milionésimo de 1 mm). O sal é removido à medida que a água do mar passa pela membrana, produzindo água doce (água dessalinizada).

Ilustração de uma membrana de osmose reversa

A tecnologia que está por trás das “membranas de osmose reversa” também pode ser aplicada ao tratamento e à reutilização de águas residuais e efluentes industriais que causam problemas ambientais. Na Toray, esperamos poder contribuir com as tecnologias de dessalinização e tratamento de águas residuais que estão sendo utilizadas para combater a escassez global de água e melhorar os ambientes hídricos do mundo com nossa “membrana de osmose reversa”.

Comercial de TV da Toray: Versão da membrana RO da borboleta azul

Uma possibilidade é usar o poder dos materiais para transformar a água do mar em água potável. Conheça a tecnologia da membrana de osmose reversa da Toray.

Produtos da Toray relacionados ao tratamento da água

Principais produtos e marcas relacionados aos sistemas de tratamento de água

Sites relacionados

Voltar à lista