Um mundo onde todos possam atingir o pleno potencial.Os materiais podem mudar nossa vida Vol.2

Há pessoas que acreditam que suas deficiências restrinjam seus estilos de vida e limitem a sua liberdade.

E se conseguíssemos oferecer a estas pessoas uma vida plena em que pudessem fazer o que querem em vez de simplesmente “prorrogar sua reabilitação”? A tecnologia de fibra de carbono da Toray contribui para o avanço do desenvolvimento de produtos na área de dispositivos para o bem-estar, entre eles próteses de pernas e cadeiras de rodas.

Tecnologia de fibra de carbono da Toray

A fibra de carbono é um material fibroso mais fino que o cabelo humano.

As fibras de carbono utilizadas em materiais para próteses de pernas são, como o próprio termo indica, fibras feitas de carbono. As duas principais características das fibras de carbono são sua excelente resistência e leveza. A fibra de carbono é 10 vezes mais resistente que o ferro, com um quarto de seu peso. Por isso, entre os materiais leves, é o preferido para substituir os metais convencionais utilizados na fabricação de vários produtos.
Ao contrário dos metais, a fibra de carbono não falha por fadiga, não enferruja, e é química e termicamente estável. É um material extremamente confiável, com características que permanecem estáveis por um longo período, mesmo em condições severas.
A fibra de carbono é atualmente utilizada em várias aplicações, entre elas carcaças de aeronaves, quadros de bicicletas e gabinetes de computadores pessoais, e a TORAYCA™ da Toray é especificamente utilizada em áreas como aplicações aeroespaciais, aplicações automotivas, aplicações no setor esportivo, aplicações em equipamentos de TI, aplicações em equipamentos médicos e aplicações industriais em geral.

Utilizada em próteses de pernas e cadeiras de rodas, etc. em esportes paratléticos

Resistentes e leves, as fibras de carbono também são utilizadas em vários produtos de destaque no mundo dos esportes paratléticos. Por exemplo, a Xiborg, a Sony Computer Science Laboratories e a Toray Carbon Magic estão desenvolvendo, em parceria, uma prótese de perna para “corridas”. Ao analisar os mecanismos de corrida das próteses de pernas que produz, a Xiborg conseguiu criar um modelo com materiais e uma estrutura laminada otimizada que melhoram o desempenho e preservam a resistência.
O escopo deste projeto vai além de atletas que esperam conquistar bons recordes. Um bom recorde causa uma ótima impressão para muitas pessoas, e o objetivo é tornar as competições paratléticas mais comuns, e não algo inatingível, e, assim, criar um mundo onde todos possam atingir o seu pleno potencial.

Prótese de corrida “Genesis”, desenvolvida em parceria com a Toray.

Comercial de TV da Toray: Versão da fibra de carbono da borboleta azul

Uma possibilidade é usar o poder dos materiais para criar um mundo onde todos possam atingir o pleno potencial. Conheça a fibra de carbono da Toray.

Materiais compostos de fibra de carbono da Toray

Sites relacionados

Voltar à lista