Filosofia de P&D

Koichi Abe

Vice-presidente executivo e Representante
Membro do Conselho
Diretor de tecnologia, Toray Industries, Inc.

Koichi Abe

Materiais avançados moldam setores avançados

Desde sua fundação, o Grupo Toray tem continuamente conduzido pesquisa e desenvolvimento de materiais avançados, baseado na firme convicção de que a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico são a chave para construir a Toray de amanhã. Matérias primas têm baixo destaque porque ficam ocultos no produto final, mas a história atesta que materiais avançados criaram os setores de próxima geração. Por exemplo, a invenção de polímeros sintéticos desencadeou a criação de vários setores, incluindo os setores atuais de fibras sintéticas e plástico. Da mesma forma, a descoberta de semicondutores levou a transistores, LSI e o moderno setor de TI. Hoje, uma nova indústria aeronáutica está desenvolvendo graças ao advento de materiais compostos de fibra de carbono. Para oferecer uma verdadeira solução aos diversos desafios sociais e econômicos de nosso tempo, não há nenhuma outra forma que não a busca pela inovação tecnológica e de material. Sem essa inovação, nunca poderá haver produtos finais interessantes para o mercado.

Esforços persistentes com base no insight do valor do material

Inevitavelmente, demora um certo tempo para desenvolver e comercializar um material. Por exemplo, a Toray começou a pesquisa sobre fibras de carbono em 1961. A produção comercial começou 10 anos mais tarde, em 1971, e ainda hoje essas fibras são usadas em inúmeros aviões, como o Boeing 787. Muitas empresas químicas no exterior beneficiaram-se do desenvolvimento de fibras de carbono ou reduziram seus esforços, mas a Toray viu seu valor potencial como material e trabalhou com afinco, desenvolvendo os negócios através das aplicações em varas de pescar e tacos de golfe, enquanto procurava aplicações em aeronaves em longo prazo. Essa capacidade de ver o valor dos materiais e a forte disposição de continuar são os pontos da P&D da Toray e o pano de fundo que origina a inovação genuína. Além disso, nossa administração aplica investimento em P&D contínuo, sem ser afetado pelos altos e baixos do clima econômico, e por muitos anos não fizemos grandes mudanças nos gastos com P&D como em porcentagem das vendas. Esses pontos também demonstram o compromisso da P&D da Toray com a continuidade a longo prazo.

Criação de novo valor pela integração de tecnologias

Outra característica exclusiva da P&D da Toray é a habilidosa incorporação de diferentes campos e culturas para criar um novo valor por meio da integração. A Toray concentrou todas as suas funções de P&D em uma única organização chamada Centro de tecnologia. Reunindo especialistas de muitos campos na organização "P&D sem divisões ", facilita a criação de mais inovações através da integração de tecnologias. Ao mesmo tempo, isso permite que a empresa apresente uma força combinada, através da exploração de técnicas e conhecimentos de diversos campos para resolver problemas, numa mesma área de negócios. Para obter a "Inovação sustentável" e a" Inovação da vida", a área de foco especial da Toray nos últimos anos é ter uma organização que facilite a integração através de atividades entre organizações, colaboração estreita e interação técnica. O fator fundamental para a inovação é a identificação exata das necessidades dos clientes e o valor das tecnologias, para que a força combinada do grupo ainda possa ser totalmente exibida.

O DNA dos pesquisadores e engenheiros da Toray:
Quanto mais profundo, mais novo

A frase "Quanto mais profundo, mais novo" foi transmitida como uma frase-chave na Toray e faz parte do DNA dos nossos pesquisadores e engenheiros. O conceito é que, quando você se aprofunda em algo, o resultado será novas descobertas e invenções. Estamos sempre em busca dos limites extremos. Essa busca da P&D não pode ser obtida com uma atitude complacente; ela deve ser baseada em uma grande visão dos tempos e das necessidades da sociedade. Só então nos será possível criar inovação genuína que tenha valor à sociedade e à economia.

Estratégias de P&D

  • Dar prioridade aos projetos que são essenciais para competitividade a longo prazo, utilizando as tecnologias de base do grupo, as tecnologias fundamentais e a plataforma de negócios
  • Estabelecer tecnologias de base para o futuro, pelo fortalecimento dos produtos e tecnologias de base, a pesquisa ativa de novos campos e tecnologias e a busca de inovações no processo de produção
  • Investir 180 bilhões de ienes em despesas de P&D em 3 anos a partir do ano fiscal de 2014

Despesas de P&D

50% das despesas de P&D seão alocadas para "Inovação sustentável" e 20% para "Inovação da vida".