História

1990

Boeing 777 ©Boeing
Boeing 777 ©Boeing
Fotografia do Boeing 787 All Nippon Airways Co., Ltd.
Fotografia do Boeing 787 All Nippon Airways Co., Ltd.
Fibra de carbono TORAYCA™
Fibra de carbono TORAYCA™

Compósito pré-impregnado de fibra de carbono TORAYCA™ certificado como material estrutural primário para aeronaves da The Boeing Company.

Em 1961, as fibras inorgânicas geraram empolgação como materiais de reforço em plásticos reforçados com fibra (FRP) para aplicações aeroespaciais. Naquele ano, a Toray iniciou as pesquisas nessa área, desenvolvendo com êxito a fibra de carbono com base em poliacrilonitrilo, em 1970. Em 1971, a produção de teste (1 t/mês) foi iniciada em Shiga, e as vendas começaram sob o nome de TORAYCA™. Em seguida, em 1973, a operação de uma fábrica de produção em larga escala (5 t/mês) foi iniciada em Ehime. Inicialmente, as principais aplicações eram varas de pesca, varetas de tacos de golfe e outros acessórios esportivos, mas conseguimos criar confiança sobre nosso produto como um material estrutural secundário para aplicações de aeronaves; em 1990, o compósito pré-impregnado da Toray foi certificado, pela primeira vez, como material estrutural primário (para montagem na extremidade traseira) do Boeing 777. Em resposta, estabelecemos presença nos Estados Unidos: uma empresa de produção de compósito pré-impregnado em 1992 e uma empresa de produção de fibra bruta em 1997. No Boeing 787, que teve os serviços iniciados em 2011, o compósito pré-impregnado e o tecido TORAYCA™ são utilizados em todos os elementos estruturais primários, incluindo as asas principais.